Bandeiras de sinalização orientam as condições do mar

Para aproveitar as praias da Ilha do Mel com segurança fique de olho nas bandeirinhas de sinalização do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná que indicam locais em que o mar é mais calmo para entrar na água e aqueles que são perigosos.

São usadas bandeiras de diferentes cores nos postos de guarda-vidas com relação às condições do mar:

Bandeira verde – Baixo risco de afogamento e mar em boas condições, sem presença de correntes de retorno.

Bandeira amarela – Risco de afogamento médio, requer um certo cuidado ao entrar na água, principalmente com as correntes de retorno.

Bandeira vermelha – Alto risco de afogamento, recomenda-se não entrar no mar, presença grande de correntes de retorno.

Bandeira lilás – presença de águas-vivas no mar, devendo-se evitar entrar na água nesses balneários.

Bandeira preta – que indica que o posto está desativado e sem a presença de guarda-vidas naquele momento.

Ao longo da orla, mais próximo ao mar, também são usadas bandeiras para indicar locais tranquilos para mergulho e regiões que apresentam correntes de retorno, que trazem alto risco de afogamento. São bandeiras triangulares na cor verde ou vermelha.

Bandeira triangular verde na beira do mar – o local é mais apropriado para banho porque o mar é mais tranquilo.

Bandeira triangular vermelha – há presença de correntes de retorno, que trazem alto risco de afogamento. Onde houver essa bandeira na beira da praia é recomendado não entrar na água.

As correntes de retorno, locais a água do mar retorna com mais força da areia e puxa o banhista para dentro do mar, são a causa da maioria das ocorrências de afogamento no país.

Sempre procure os postos de guarda-vidas para ter mais informações sobre as condições do mar na praia e saiba com os moradores da Ilha as melhores praias. Evite incidentes.