Farol das Conchas: uma vista panorâmica e fantástica

Foto: Bruno Benjamin (@brnomarcal_ben)

O Farol das Conchas tem uma das melhores vistas da Ilha do Mel.  Localizado no alto do Morro das Conchas, fica no ponto mais agitado da Ilha, na região de Nova Brasília, bem próximo a restaurantes, pousadas e praias.

Em uma época em que a grande maioria dos faróis vai se mostrando supérflua, graças ao uso do GPS, o Farol das Conchas é um patrimônio histórico perfeito para admirar as belezas da Ilha.

O Farol é umas das principais atrações da Ilha do Mel e é um cenário perfeito para fotografias, um verdadeiro show a parte.

Para chegar até lá é preciso desembarcar na vila de Nova Brasília e caminhar 10 minutos até a Praia do Farol ou percorrer duas horas de trilhas a partir da Vila de Encantadas. A caminhada é bastante acessível, com intensidade de moderada à leve.

Foto: Daniel Castellano

Aproveite para subir lentamente em direção ao Farol das Conchas, não por causa da dificuldade de acesso pelo calçamento e tampouco pela quantidade de degraus, já que são 150, mas para observar a paisagem e o monumento de vários pontos diferentes.

Lá em cima aproveite para sentar e descansar na escadaria apreciando a vista panorâmica. Capture imagens dessa paisagem deslumbrante: a bela visão da Praia do Farol de um lado e, de outro, a Praia de Fora.

Dicas e curiosidades

  • Não há visita interna ao Farol das Conchas, mas a vista de toda a Ilha compensa o passeio. Com autorização e em raros momentos de manutenção do Farol é possível fazer um registro.
Portão aberto para manutenção. Foto: Tatá Eastwood
  • O Farol das Conchas possui 18 metros de altura e é semelhante, embora menor, ao Farol de Itapuã, instalado em Salvador – BA.
  • Com muita sorte você vai poder avistar alguns golfinhos na Baía de Paranaguá.
O Farol  é uma construção de 1870, que tem por objetivo orientar a navegação na barra da Baía de Paranaguá.