A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, também conhecida como Fortaleza da Barra, é um importante atrativo histórico-cultural.

Administrado pelo IPHAN é muito visitado e dispõe de infraestrutura e serviços básicos de apoio ao turismo.

Construída em 1767 por ordem do rei de Portugal Dom José I, a Fortaleza tinha como objetivo proteger a Baía de Paranaguá e a antiga vila de Paranaguá. A defesa estratégica dava garantia e segurança ao seu ancoradouro, onde era embarcado o ouro, a madeira e, mais tarde, a erva-mate, extraídos da região.

Somado a isso a fortificação era uma garantia contra os ataques forasteiros, dentre eles de corsários franceses e espanhóis e de outros navios estrangeiros, além de piratas e revoltosos internos na Colônia, que frequentavam aquele trecho do litoral que vinham em busca de descanso, riquezas e contato com os índios,

A Fortaleza foi erguida no sopé do morro da Baleia – nome que antigamente também era dado à Ilha do Mel, está bem na divisa da parte povoada com a área de preservação ambiental da Ilha.

O acesso, a partir da vila de Nova Brasília, é feito à pé pela praia ou, na maré cheia, por uma trilha e escada calçadas com pedras, com cerca de 4 km de extensão. Durante o percurso há sinalização indicativa.

Foto:

O complexo da Fortaleza é constituída por cinco lances de muralhas, e por uma praça de armas, formado pelo antigo e majestoso Forte de Nossa Senhora dos Prazeres, localizada na praia, ao pé do Morro da Baleia, e pelo complexo de artilharia instalado no alto no Morro, datado do início do século XX.

Nesse local há um conjunto de canhões Armstrong c-40 e trincheiras, chamado de “labirinto dos canhões” e abriga também um mirante.

Além disso, ainda há também um salão que funciona como auditório junto ao local de recepção dos turistas, no qual é destinado à realização de atividades de educação ambiental e eventos, uma pequena biblioteca para uso dos moradores locais, e em seu pátio um dos painéis interpretativos que compõe o Roteiro de Geoturismo desenvolvido pela Mineropar.

Foto:

Após uma restauração em 1996, algumas benfeitorias foram realizadas, como a reforma do mirante, de onde é possível deslumbrar a vista da Serra do Mar e os canhões apontados para a entrada da Baía dos Golfinhos, notável pela presença de cardumes de botos em suas águas.

A região da Fortaleza possui duas pequenas vilas, a da Fortaleza do Norte e a da Fortaleza do Sul, pouco habitadas e com infraestrutura bem simples de recepção.