Detran leva à Ilha educação e aprendizagem sobre o trânsito e surpreende

Detran na Ilha do Mel

Crianças, jovens e idosos que passavam pela praia de Encantadas, na Ilha do Mel, se divertiram com as brincadeiras educativas e os testes de bafômetro descartáveis neste domingo (19/01). A atividade do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) faz parte de um conjunto de atividades preparadas para os veranistas durante o Verão Maior 2019/2020 para que as pessoas adotem boas práticas com relação a segurança no trânsito. É a primeira vez que a ilha recebe as ações.

A atividade iniciou-se ainda no trapiche de embarque para a ilha, em Pontal do Sul. Com uma grande placa de metal com orientações e dicas de segurança, os servidores do Detran conversaram com os turistas e entregaram materiais educativos. Nas embarcações também houve uma conversa descontraída para relembrar cuidados básicos como uso de cinto de segurança, porte de documentação, e também a conscientização sobre hábitos que podem causar graves acidentes, como o manuseio de celular no volante e o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir.

O desembarque dos profissionais com os equipamentos e materiais já chamou a atenção dos curiosos, que aguardavam a completa instalação da tenda e do jogo educativo para crianças, entre outras atividades. “A gente está aqui com o Detran, dentro do Verão Maior, e escolhemos a Ilha do Mel porque ela acolhe bastantes turistas do Brasil inteiro. Tem várias pessoas que vem aqui, até elogiaram essa ação do Governo do Estado junto do Detran”, destacou Marcio Nunes Ribas, coordenador do Verão Maior pelo Detran.

A brincadeira com o jogo virtual foi a atividade que mais atraiu as crianças, que se aglomeravam para participar. Célio Koehler Pontes e a família passavam em frente a tenda do Detran e pararam para conhecer o projeto do Verão Maior. A filha dele e da esposa, Waniele Pontes, foi uma das primeiras a participar da gincana. “É muito importante esse trabalho de conscientização, principalmente com as crianças, para que desde cedo aprendam a obedecer às regras, para a segurança e preservação de todos no trânsito”, destacou.

As abordagens sobre a questão de embriaguez ao volante também levaram mais informações e dicas para os turistas. Sthefany Renata Domingues, de Fazenda Rio Grande, participou do teste de etilômetro descartável e constatou na brincadeira que uma lata de cerveja é suficiente para que o resultado do teste de embriaguez fosse positivo. “A gente acaba se policiando também, não só por conta da brincadeira. Temos que ter consciência de que bebida alcoólica e trânsito não combinam”, destacou.

Em todas as abordagens dos profissionais do Detran, foram distribuídos brindes e material educativo. “Estamos com um pessoal desenvolvendo atividades educativas de trânsito, com as sacolinhas de pano aqui do Detran, para que a pessoa possa usar aqui na Ilha, como forma também de respeitar o meio ambiente”, afirmou Marcio Ribas.

Turistas de vários estados brasileiros que estavam na Ilha do Mel aprovaram a iniciativa do Detran. A família do Rodrigo Souza Gomes dos Santos, mesclada com uma gaucha e um carioca, adorou o teste de etilômetro e até levou pra casa alguns para fazer com amigos. “Sou suspeito para falar, porque moro aqui no Paraná, mas acho que qualquer um do Sudeste que venha para cá vai ficar maravilhado, pelo exemplo que vocês dão para o país. Vocês estão de parabéns por esse trabalho”, afirmou.

O recado do Detran para todos os veranistas e moradores do Litoral é para que utilizem o trânsito com cautela, respeitando o espaço de todos os usuários das vias, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. “Curtir o verão com atenção, este é o nosso lema. A gente sempre bate nessa tecla: respeitar as leis de trânsito. As leis são para ser respeitadas e proteger a população. Então pessoas que andam corretamente, respeitando as leis de trânsito, também respeitam a si próprio também”, orienta Mario Ribas.

Fonte: Verão Paraná