A Festa da Tainha é um dos componentes da tradicional “Festa do Pescador” das ilhas de Paranaguá.

Foto: @Mancuzo

A pesca da tainha, que é tradicional no litoral paranaense, envolve todos os anos os moradores da Ilha. Durante a Festa, que normalmente acontece nos meses de inverno a partir do início do mês de maio até o final do mês de junho, busca a confraternização dos pescadores em comemoração ao seu dia, 29 de Junho.


Foto: @Mancuzo

A festa teve seu início com a chegada das águas mais frias, momento em que os peixes se aproximam da costa em busca de águas mais quentes.

Os pescadores artesanais acampam na faixa de vegetação das Praias do Miguel e do Farol e realizam os primeiros avistamentos dos cardumes, afim de lançar suas redes.

Além da venda da tradicional tainha recheada, assada e frita e de frutos do mar, os moradores ser orgulham da realização de bingos, da eleição da rainha da festa, do forró caiçara e das apresentação de fandango.

Ao longo dos anos o evento tem sido uma atividade econômica e de socialização do grupo, mantendo hábitos e costumes das antigas famílias tradicionais de pescadores habitantes da Ilha do Mel.